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Qual a diferença de ação corretiva para ação imediata?

No artigo de hoje, aprenda a diferença entre ação corretiva e ação imediata
Artigos, Não Conformidade

Qual a diferença de ação corretiva para ação imediata?

No artigo de hoje, vamos falar sobre a diferença de ação corretiva para ação imediata, assim como o que é cada uma delas e como é possível utilizá-las a favor da sua organização.

Um dos pontos mais importantes para a Gestão da Qualidade e para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) são as análises das não conformidades.

Basicamente, uma não conformidade significa o não atendimento a um requisito definido, os quais são planejados e definidos ao longo da implementação do SGQ.

Mas… E se surgirem as não conformidades, como é possível lidar com elas?

A resposta é simples. Existem dois tipos de ação para enfrentar as não conformidades, que são a ação corretiva e a ação imediata.

Vamos conhecer cada uma delas?

O que é ação imediata?

Por sua vez, a ação imediata é a primeira ação realizada após a identificação do problema, ou seja, da não conformidade.

Nesse sentido a ação imediata tem como principal objetivo minimizar os efeitos e consequências da não conformidade no processo, sendo o primeiro passo para a melhoria contínua.

É importante destacar que a ação imediata é realizada a posteriori da ação corretiva, já que esta ação é a primeira a ser idealizada e executada.

Para que você possa compreender melhor, pense na seguinte situação: o seu cliente solicitou um produto, o qual possui especificações muito claras, como por exemplo, funções, cores, aspectos, dentre outros.

Em algum momento do processo produtivo, houve uma não conformidade, que foi a alteração da cor e do aspecto do produto. Ao longo desse processo, a não conformidade não foi identificação e o produto errado foi enviado ao cliente.

Neste caso, a ação imediata após a identificação dessa não conformidade seria entrar em contato com o cliente e enviar o produto com as especificações corretas.

O que é ação corretiva?

A ação corretiva é uma das ações mais importantes para o SGQ, pois através dela é que são feitas as melhorias contínuas dos processos organizacionais.

Além disso, a ação corretiva está diretamente ligada ao planejamento organização e ao planejamento da qualidade, sendo um requisito básico para os conceitos da qualidade.

Nesse sentido, uma ação corretiva é o tipo de ação idealizado ao longo do processo de melhoria para garantir que os erros (ou não conformidades) se repitam, seja no processo organizacional ou no SGQ.

Perceba que a ação corretiva é uma ação de grande importância e impacto para o SGQ, e sendo assim, é necessário que esta ação seja concisa, robusta e efetiva, atuando diretamente na causa do problema ou da não conformidade.

Sendo assim, é importante dizer que a ação corretiva deve:

  • Envolver todos os colaboradores da organização, fortalecendo a comunicação interna, para que todos estejam cientes dos motivos da ação e do papel de cada um na ação corretiva;
  • Atuar nas falhas identificadas ao longo do sistema da qualidade;
  • Abranger as reclamações dos clientes, já que a satisfação do cliente também é um dos pilares propostos pela norma ISO;
  • Abranger as reclamações dos fornecedores, tanto internos quanto externos, assim como os stakeholders que contribuem para o funcionamento da sua organização.

Todos esses pontos são muito importantes para criar mecanismos e controles adequados, garantindo que as ações corretivas sejam realizadas de forma efetiva, eliminando a não conformidade.

Diferenças entre ação corretiva e ação imediata

Sendo assim, vamos comparar as duas ações e compreender as diferenças entre elas?

Segundo a norma ISO 9001:2015, a organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhorias e implementar quaisquer ações necessárias para atender a requisitos dos clientes, aumentando assim os níveis de satisfação.

Além disso, as melhorias devem propões ações que sejam capazes de corrigir, prevenir ou reduzir as não conformidades.

Nesse sentido, as ações responsáveis pela melhoria contínua são as ações imediata e corretiva.

Enquanto a ação imediata é voltada para o primeiro momento, ou seja, para a primeira ação depois da identificação do problema, a ação corretiva é a ação mais robusta, que trabalha para que a não conformidade não se repita novamente.

Como a ação corretiva é maior, é necessário que haja um plano de ação para a execução dessa ação corretiva, que pode ser dividida em pequenas atividades ao longo do processo produtivo.

Como utilizá-las?

Você pode utilizar a ação imediata logo após a identificação da não conformidade. Dependendo do problema que foi identificado, você pode verificar qual será a ação mais assertiva possível para aquele determinado momento, seja ela mandar um e-mail para os clientes, ou verificar qual o problema e como resolvê-lo o mais rápido possível.

Quanto à ação corretiva, existe várias formas de aplicá-la em sua organização. Você pode:

  • Criar planos de ação, com a descrição de tarefas e responsáveis. Uma das ferramentas mais comuns para esse tipo de ação é o 5W2H;
  • Construir Procedimentos Operacionais Padrões (POP), criando um método específico para a atividade e como proceder em cada uma delas;
  • Medir o desempenho e os níveis de qualidade do processo, analisando aspectos como retrabalho, custos do processo e níveis de satisfação dos clientes.

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